sexta-feira, 23 de julho de 2010

Intervenção no XVII Congresso da JS

No ponto de discussão da Moção Global de Estratégia "Transformar à Esquerda" do XVII Congresso Nacional da JS, tive oportunidade de intervir. Assim aqui fica a minha intervenção; iniciada com algumas saudações antes do presente texto.


Caras e Caros Camaradas,
É com muito orgulho que neste primeiro ano como militante da Juventude Socialista, me deparo com uma Moção Global de Estratégia desta envergadura.
A moção "Transformar à Esquerda", apresenta-nos um projecto ambicioso e sobretudo aliciante. Cada um de nós tem um papel, cada um de nós é importante e nenhum de nós é esquecido. Caminhamos todos no mesmo sentido, rumo a um futuro mais promissor.
Neste momento particularmente difícil para o país, é realmente oportuna a apresentação desta moção, que aborda os principais temas e problemas juvenis. A emancipação jovem, que tanto nos afecta; as qualificações, que tanto têm a melhorar nos seus diversos patamares; a mobilidade, que se apresenta tão deficiente; a valorização dos direitos e liberdades fundamentais, são apenas exemplos das nossas preocupações que aqui se espelham. Estão espelhadas, à nossa imagem, apresentando medidas e posições que esta estrutura concretizará com toda a certeza, em prol da juventude portuguesa.
Através da moção aqui apresentada, a JS será como até aqui tem acontecido, a verdadeira voz dos jovens, trazendo à discussão política o que realmente importa, num momento de fragilidade, como é o presente.
Tendo sempre presentes os ideais socialistas que aqui nos unem, camaradas, este é um projecto à nossa imagem, à nossa altura e sobretudo ao nosso alcance, se a luta continuar acesa.
Satisfaz-me realmente o projecto que concerna a educação. No meu ponto de vista, este é um ponto primordial. Afinal de contas quem seríamos nós sem educação? O nosso sistema educativo, apresenta lacunas muito graves quer no Pré-Escolar, Ensino Básico, Secundário ou Superior. E a verdade é que aqui encontro, parte desses problemas que se vão arrastando ao longo dos tempos, porém com uma diferença. Isto porque a JS não se limita à crítica, mas sim constrói, propõe e soluciona! Não faz sentido continuar sem regulamentar e retificar a educação para a cidadania, a educação sexual, o 2º ciclo de estudos do Ensino Superior, os estágios ou as bolsas de estudo. Factores como estes, são prejudiciais ao desenvolvimento português. Quem melhor do que os jovens estudantes para saberem os problemas que enfrentam diariamente, quer por formação deficiente, falta de recursos monetários ou até falta de mobilidade?
Camaradas, por experiência própria, digo-vos que as Escolas Secundárias estão repletas de jovens alheios ao país, à sociedade e ao Mundo. Para socialistas como nós, é difícil ver o desprezo da maioria desses estudantes perante a própria nação. A educação para a cidadania, tema sobre o qual apresento também uma moção sectorial para este congresso, é um grande pilar, para que seja possível contornar esta situação e trazer à realidade tantos jovens, que sem mudanças, ficarão à margem.
Uma vez mais congratulo-me por ter aqui bem presente, uma moção à qual se pode realmente atribuir o termo "global".
Camaradas, temos um projecto repleto de objectivos, que espero serem alcançados nos próximos dois anos, com a luta de cada um de nós.
Em prol da juventude, vamos transformar à esquerda!
Apenas com o contributo de cada um de nós será possível a vitória. Relembremos sempre que são os jovens que tomarão conta do futuro.
Vamos em frente Camaradas. Viva a JS!

2 comentários:

  1. Como é que se bate palmas virtuais?
    Tens de arranjar o video.... ver-te a discursar o que acima colocaste dá vontade de chorar.... chorar de orgulho da bela e promissora jovem que és. Bjks
    Não consegui fazer login por isso vai anónimo llooll (hhuuuu kem sou eu llooll)

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns! Excelente intervenção! Não esperava nada de inferior! Novamente os meus parabéns!

    ResponderEliminar