sexta-feira, 25 de junho de 2010

Tendência à própria imagem

Última produção escrita do teste de Português - Apresenta uma reflexão sobre as ideias expressas no excerto a seguir transcrito, relativas à tendência para se investir no espaço pessoal e se esquecer o espaço público. "Ao longo da vida, a tendência é para as pessoas cada vez mais tempo sozinhas e fechadas dentro das suas casas, transformadas em verdadeiras "torres de marfim". A maneira como se acumulam bens físicos e se procura melhorar os espaços domésticos reflecte um cada vez maior alheamento em relação ao espaço público colectivo, que raramente é pensado como um bem comum."


A vida é feita realmente de tudo e de nada. As pessoas cada vez menos se importam com o espaço público e cada vez mais investem no espaço privado. O nada é a rua, o tudo é o lar. Concordo vivamente com o excerto apresentado, simplesmente porque cada vez mais podemos ver o desprezo com que a sociedade trata o espaço comum. Vivemos numa sociedada utópica, onde o que realmente importa é o "eu". Outro facto que contribui e justifica esta pobre mentalidade, são as tecnologias. Essas inovações bem estampadas em lojas e centros comerciais, que fazem os consumidores gastarem o que têm e o que não têm. Os bens físicos/materiais preenchem, cada vez mais, as casas. Ficam atulhadas, cheias de bens inúteis, onde faltam os sentimentos. É ao longo da vida que estas tendências se adquirem, porém as crianças de hoje em dia, neste aspecto, estão já bastante avançadas. Os computadores, consolas e televisões, fazem as delícias dos mais novos. Ficam ali, em frente a um pedaço de vidro, como se contemplassem uma obra de arte e, é claro que depois os pais se queixam do sedentarismo.
No auge da vida, os adultos, enchem as casas de inutilidades. Compram, enchem a casa, parece bem às visitas, mas o uso que fazem delas é, de resto, duvidoso. Não há tempo, é muito simples! Assim, são os extremos da vida, crianças e idosos, que usam e abusam das tecnologias, deixando a convivência do lado de fora da porta.
A sociedade é consumista, mas só no seu próprio bem. A preocupação com os outros e com o espaço que é de todos, é quase nula. A partir do momento em que saem de casa, deixar lixo no chão é normal, estacionar em locais proibidos é pura cidadania. Permanece a falta de civismo e de dignidade em sociedade. Será que era mesmo necessário chegar ao ponto de vermos letreiros com "Preserve este espaço, também é seu."?!

1 comentário:

  1. Olá xana! Sou uma amiga tua da primária. Acho que o texto está óptimo, continua assim :)

    ResponderEliminar