domingo, 6 de junho de 2010

A Cidadania nas Escolas


A Educação é uma problemática extremamente complexa e em constante discussão. Os métodos para alcançar o sucesso diversificam-se, e os professores desdobram-se em mil ideias que possam cativar os alunos. A carga horária dos alunos portugueses é uma crítica constante, já que outros países reduzem a carga horária escolar, fomentando a prática de actividades extra-curriculares que desenvolvem as capacidades físicas e psíquicas dos mais novos.
A partir do 5ºano de escolaridade introduz-se no plano de disciplinas a Formação Cívica, porém esta é uma área pouco explorada e pouco aproveitada pela maioria das escolas e docentes. Cada vez mais se sente que os jovens entram na sociedade com poucas atitudes cívicas e de cidadania. A real formação cívica e até mesmo política dos jovens não é fomentada em meio escolar. O papel das escolas, independentemente da faixa etária é a educação e a formação de pessoas que de algum modo venham a contribuir para o bom funcionamento da sociedade. Assim é primordial apostar na promoção de hábitos de cidadania, desde os primeiros anos de ensino. Saber quem são os nossos governantes ou saber como se comportar na sociedade, são exemplos práticos que devem ser incutidos na população mais jovem. Desta forma procura-se a inclusão na sociedade da qual fazem parte e na qual terão um papel activo. Ninguém pode substituir ninguém numa sociedade organizada e como tal, esta noção deve ser ensinada desde sempre.
É neste ponto principalmente que falha o sistema educativo português, pois pensa em ensinar as mais variadas matérias aos alunos, mas não pensa na sua formação enquanto pessoas e sobretudo enquanto cidadãos. Isto para que possamos deixar de ouvir comentários menos felizes relativamente à organização da comunidade e da política. É frequente o desprezo com que os jovens vêem certas figuras de nação, e isto deve ser um ponto a ter em atenção. A disciplina de Formação Cívica consiste numa óptima oportunidade de padronizar estes incentivos juvenis. Porém esta tem duração apenas nos 2º e 3ºs Ciclos. No Ensino Secundário é preciso apostar em algo que fomente sobretudo a participação activa dos jovens nas mais diversas áreas. Muitos assuntos que no 9ºano não são passíveis de serem abordados, fazem todo o sentido no Ensino Secundário, onde os jovens já têm mais alguma idade e possivelmente uma mente mais aberta. Esta é uma forma de formarmos pessoas activas, cidadãs e realmente preocupadas com a sociedade que constituem, fomentando ainda a sua maturidade relativamente às problemáticas do Mundo.
A formação enquanto pessoas é primordial em qualquer aprendizagem contínua. Não pode ser descurada, nem deixada para trás.

1 comentário:

  1. por cá, passamos do 8 ao 80!
    quando eu estudava, eram os pais a pedir aos professores para baterem nos miúdos caso estes não aprendessem. esses mesmos miúdos que muito cedo começavam a comer "sopas de cavalo cansado"...

    hoje em dia, e com a plena colaboração dos pais e governantes, que dá porrada são os alunos..., não se lhes podendo dizer seja o que for, pois facilmente ficam traumatizados... tenho dois filhos e vou vendo o que se vai passando...

    caminhamos para o abismo, e em passos largos...

    educação, respeito, honra, etc, já deviam ter sido retirados dos dicionários...

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