sexta-feira, 16 de abril de 2010

Presidenciais 2011 - Manuel Alegre: Sim ou Não?

Manuel Alegre, militante socialista e ex-deputado do mesmo partido, realizou uma candidatura informal (não oficial) à Presidência da República. É de notar que nas últimas eleições, Alegre candidatou-se de forma independente, e pondo logo o seu partido em divisão. Actualmente, todos os dias se especula sobre o possível apoio ou não do PS à candidatura de Manuel Alegre.
O partido está dividido, sendo que a maioria não concorda no apoio ao candidato. Manuel Alegre é uma figura política relevante em Portugal, mas nem sempre da melhor forma. Auxiliando a vossa memória, Alegre chegou a criticar o seu partido na Assembleia da República, tendo sido obrigado a retirar-se. É militante desde a fundação, em 1974, mas tem vindo a ser irregular. Com atitudes por vezes radicais (que o levam a ter o apoio do Bloco de Esquerda) ou com distância ao PS.
Esta candidatura prejudica o partido, quer tenha o seu apoio ou não, pelo facto de não reunir consenso. Ao não ter consenso, faz com que a divisão interna e instabilidade aumentem, e torna-se quase impossível obter a Presidência com Alegre. Diariamente se multiplicam os socialistas que se recusam a apoiar esta candidatura, virando-se para Fernando Nobre (candidatura oficial apartidária, tal como o próprio). Destas recusas, fazem parte em grande número os jovens socialistas. Mesmo se o Secretário-Geral da JS, Duarte Cordeiro, manifestou o seu apoio a Manuel Alegre, grande parte das concelhias da JS vão começando a descartar-se desse apoio. Recusam-se a apoiar alguém que já mal tratou o seu partido e que já se candidatou contra ele. Qual o descaramento ao realizar esta candidatura, pedindo apoio do PS? Manuel Alegre, quer passar pela 2ª derrota consecutiva na Presidência. O mandato de Cavaco Silva, não está a correr da melhor forma, sendo que sobre ele recaem críticas relativas ao seu excessivo silêncio. Mesmo assim, a sua recandidatura significará, no meu ponto de vista, a vitória.
Dos 3 candidatos falados até agora, mas nem todos oficiais (Manuel Alegre, Fernando Nobre e Cavaco Silva) não me revejo em nenhum, nem tenho coragem de lhes entregar Portugal. Manuel Alegre, faz trocas sucessivas que não me dão confiança ou segurança. Fernando Nobre, não nos revela as suas ideologias, nem o que o guiará ideologicamente como Presidente da República. Cavaco Silva, fez um mandato um pouco conturbado, o que em parte desgastou a sua imagem e reduziu o grau de confiança no seu trabalho, pelos sucessivos silêncios e afastamentos em acontecimentos importantes do país.
O futuro é incógnito. As decisões do PS serão tomadas, porém Manuel Alegre nunca será símbolo de consenso partidário. A divisão interna aumentará, sendo que muitos socialistas apoiarão Fernando Nobre. Falta ainda 1 ano para que o povo decida, porém os media agitam-se, premeditando o futuro que ninguém sabe. Ponto este que poderá ser benéfico ou não.
Da minha parte, mesmo sendo vincadamente socialista e não podendo votar, não tenciono fazer campanha por Alegre, simplesmente porque não concordo com a sua acção perante o partido e o país.
Até às próximas notas caríssimos.

3 comentários:

  1. Que interessante, revejo-me completamente no comentário e mencionas aqui algumas coisas que falei na ultima reunião do vosso secretariado e que tu não pudeste estar... Afinal não sou a única :)

    ResponderEliminar
  2. Gonçalo Sotto Mayor17 de abril de 2010 às 23:01

    Camarada Alexandra, tu sabes que eu apoio Manuel Alegre,mas esqueceste-te que a maioria do PS apoia Manuel Alegre, tu sabes que Manuel Alegre é o unico candidato capaz de vencer Anibal Cavaco Silva pois e um socialista de raiz, um homem que lutou pela liberdade em PORTUGAL ele merece a nossa confiança, Fernando Nobre é um simples fantoche ali no meio que não tem nenhumas hipoteses de ganhar,tu dizes que ele vai perder pois o partido não ter concenso sobre o apoio mas esqueceste-te que estas eleiçoes sao supra partidarias e já agora pergunto te a seguinte pergunta: Ja viste um pessimista a criar postos de trabalho? VIVA A JS! VIVA PORTUGAL !

    ResponderEliminar
  3. Alexandra,
    Deverias saber que sendo o Fernando Nobre um assumidíssimo defensor da função redistributiva do Estado, e da justiça social, o que é vísivel pela sua Associação Humanitária, a AMI, a ideologia de Fernando Nobre é necessáriamente à esquerda do centro.
    Fernando Nobre não só reune o consenso de uma grande parte de Socialistas, como reune o consenso de muitos que se afastam da política ao ver os mamanjos safados escafagestes que infestam a política nacional.

    É uma necessidade nossa ser uma juventude que irá emancipar a classe política dos seus interesses corporativistas e corruptos.
    É uma necessidade nossa ser uma juventude que tem credibilidade, e que apoia ideias credíveis.

    Manuel Alegre tem pouca credibilidade, com os seus ballets entre o PS e o BE, e acima de tudo, tem responsabilidades inegáveis perante a situação do país, que não soube resolver problemas chave e estruturais que mantêm Portugal numa tendência retrógrada, pouco competitiva e pobre.

    Vamos renasçer a Esperança de Abril! É possível um simples cidadão participar na vida política, assumir responsabilidades e dirigir um país. Se cabe-nos a todos cumprir o dever de votar, de forma informada e inteligente, então é também o nosso dever, se for preciso, de intervir.
    Fernando Nobre intervém, por milhões de Portugueses que já desitiram do processo democrático restaurado no 25 de Abril.

    ResponderEliminar