quinta-feira, 22 de abril de 2010

Apenas uma visão do Mundo

De repente, depois de ler o poema “Viver sempre também cansa” de José Gomes Ferreira, dei por mim a pensar como é o Mundo.
Vivemos num Mundo em constante evolução, que porém não chega a todo o lado. Temos países desenvolvidos e países em vias de desenvolvimento, (só para não os apelidar de países do terceiro Mundo, como antigamente). Estes países em vias de desenvolvimento (PVD), têm habitualmente PIB muito baixo e uma sociedade altamente corrupta. Existem os dois extremos: muito pobres e muito ricos. Claro que em todo o Mundo existem estes extremos, porém nos PVD acentua-se, sendo notáveis as diferenças. Sociedades altamente exploradas pelos ricos. Não fomentam as suas actividades e os seus chefes procuram a riqueza própria e não a do país. É exemplo a Serra Leoa, um dos países mais pobres do Mundo, que porém (ironicamente) é o principal explorador de diamantes. Não queremos imaginar o interior das habitações dos chefes de Estado daquele país!
Ao pensar no Mundo, pensa-se também em diversidade de sociedades e culturas. O Mundo é composto por mais de 6 milhares de milhões de pessoas, todas diferentes. Muitas sociedades e muitas culturas, que se deveriam completar entre si, dando origem a um Mundo seguro e harmonioso. Existem porém diferenças que as sociedades teimam em não ultrapassar. Guerras e massacres, alimentados por ódios sempre activos, assombram a paz mundial. Puras guerras de interesses que retiram a estabilidade às sociedades e dão azo ao crescimento de ódios. Ás culturas, estão intrínsecas as religiões. Religiões estas que motivam tantas divergências.
Neste Mundo onde vivemos, a base seria o respeito e aceitação das diferenças, porém nem sempre é assim. As diferenças raciais, de religiões, culturas, sexos ou nacionalidades, motivam conflitos que acontecem um pouco por todo o Mundo. Aqui já não se fala em PVD, mas sim numa situação mundial. Continua a haver muitas pessoas que não sabem respeitar os que estão a seu lado.
Um Mundo onde as sociedades se constroem e desconstroem, com avanços tecnológicos e recuos naturais. Penso que só nos últimos tempos o Homem percebeu o que fez ao seu planeta. Completos atentados ecológicos do passado que destroem o presente e o futuro.
Sim, visto assim o Mundo em que vivemos parece um pouco negativo. Porém existem pessoas correctas e decisões bem tomadas. Tenho esperança de ainda vir a ver um Mundo e principalmente um país melhor, onde existe compreensão e o dito respeito. Um Mundo harmonioso onde podemos andar por onde quisermos sem termos medo de quem estará do outro lado. Cabe principalmente aos jovens como eu, tomar partido do Mundo e ajudar a esta mudança.
O Mundo é meu, é teu e é de todos. Todos temos o dever de o tornar melhor...
Até às próximas notas caríssimos.

1 comentário:

  1. é Bem é Bem carissíma, pois olha tenho que dizer, acho que todos pensamos assim. Eu principalmente que estou em geografia A exploro cada ve zmais isso e noto cada vez mais diferenças, então agora com a crise é quando se nota masi as diferentes elites sociais, os grandes contrastes. As grandes discriminações a todo o tipo de coisas. A nossa sociedade hoje em dia, e sim refiro-me a sociedade mundial não so a do nosso país, é tão perconceituosa ao potno de poder cometer loucuras e crimes por não aceitar as diferenças, por nem todos seguirem a mesma mentalidade e por terem liberdade de pensar doutra forma.
    Mas será que o Homem já se apercebeu naquilo que o Mundo se está a transformar?! Eu não acho que ja se tenha apercebido, acho qpenas que em certos aspectos tenha havido uma ligeira evolução e que ha bem mais pessoas a lutar contra todas estas diferenças, mas acho qe o homem em si ainda nao percebeu s tremendas consequencias que poderá causar.
    Ate ao proximo comentário Carissíma :D

    ResponderEliminar