sábado, 3 de abril de 2010

Juventudes Partidárias

"Política: Partidos tentam atrair jovens para as «jotas» - Os jovens estão cada vez mais afastados da vida política, embora os partidos tentem, cada vez mais, atrai-los para as «jotas», de acordo com a edição deste sábado do Público. Que «existe um que é rosa e outro que é laranja» é tudo o que muitas vezes sabem sobre os partidos, mas não respondem quando lhes perguntam se são de esquerda ou de direita." in Diário Digital


Nas últimas décadas os partidos políticos mais antigos assistiram a uma grande quebra na sua juventude, muito por culpa do envelhecimento dos seus militantes bem como da falta de credibilidade política da parte dos jovens. Como é referido no Público, a maioria não se identifca com um partido ou ideais. Limitam-se a saber aquelas cores e por vezes sabem uma ou outra figura sonante, mas não passam daí. Assistimos diariamente a políticos envelhecidos, que já não conseguem responder às necessidades impostas pela evolução tecnológica e social da sociedade. E por outro lado assistimos a jovens que nada sabem e ainda menos querem saber sobre política e sobre quem os governa ou governará. Jovens que perante a falta da credibilidade que tem vindo a crescer, não procuram identificar-se com nenhuma ideologia.

Nos últimos anos os partidos políticos procuram voltar a trazer a juventude às suas listas e formá-los correctamente, para que das "jotas" saiam quadros competentes para as respectivas alas partidárias. Hoje em dia por mais que nos custe admitir, os jovens que se militarizam nos partidos políticos, são influenciados por amigos próximos, e só depois acabam por se envolver activamente. São uma minoria os que se inscrevem por iniciativa própria. É importante reflectir sobre isto, pois os jovens começam a construir o presente e serão inteiramente o futuro. Porque é que os jovens se tentam descartar das suas responsabilidades cívicas relacionadas com estes temas? Porque é cada vez mais os partidos se vêem obrigados a fazer propaganda de modo a apelar os jovens na participação política? Os nossos jovens estão despreocupados com o que será o futuro do seu país. É urgente agir junto do meio juvenil, de modo a sensibilizar a nossa faixa etária mais baixa para este tipo de temas. A política não é o governo, é um país! E desse país todos fazemos parte! TODOS somos chamados a participar. Cada um com as suas ideologias, mas todos com o propósito de um país melhor.
Até às próximas notas caríssimos.

Sem comentários:

Enviar um comentário