quinta-feira, 3 de junho de 2010

Os buracos que habitam Cascais

Impressionante, incompreensível, intolerável. A cada dia que passa, o estado das estradas do concelho de Cascais, piora. Os buracos provenientes dos desgastos naturais ou das obras, põem os automobilistas aos saltos. É impossível andar nas estradas de Cascais, principalmente na freguesia de Alcabideche, sem saltar. Ou as tampas de esgotos não estão niveladas, ou os remendos das obras ficam completamente mal feitos, ou simplesmente há buracos enorme. Há de tudo um pouco, mas o que é realmente importante é a segurança dos automobilistas. Nestas condições não é difícil rebentar um pneu, estragar amortecedores ou tantos outros danos que possam advir do mau estado das vias. Já para não falar das sinalizações. As obras fazem-se, mas repor as sinalizações apagadas por essas mesmas obras, não é uma realidade.
Outro facto de acessibilidades são os passeios, que tanto me intrigam. Porque é que os passeios ou não existem, ou são extremamente estreitos ou estão todos esburacados?! Raras são as vezes que consigo sair de casa e ver um passeio realmente digno de ter esse nome. Que segurança existe para os peões? Em caso de acidente quem é o culpado? E infelizmente, cada vez mais se podem ver peões a andar nas estradas. Os passeios não oferecem segurança ou simplesmente dão um péssimo movimento, pelo seu desnivelamento constante. A calçada portuguesa é um símbolo das nossas ruas, mas requer manutenção constante. Como conseguirão as pessoas com mobilidade condicionada andar nestas ruas?! Só no meio da estrada! Onde estão as acessibilidades de que tanto se fala?
São estas imagens que os turistas que chegam a Cascais vêem. O centro de Cascais está razoavelmente conservado, mas esquecem-se que para chegar a Cascais é preciso passar por outros locais que estão num estado lamentável. As vias de acesso são algo fundamental. Estes problemas já se arrastam há muito tempo e não há maneira de se ver recuperações. Tapam buracos de um lado abrem do outro. É este o ciclo vicioso das estradas de Cascais.
E se aqueles 22.000€ gastos em Bolo-Rei para os empregados da Câmara fossem utilizados em algo realmente importante para os munícipes e turistas?!

1 comentário:

  1. o estado de cascais (concelho), é simplesmente PATÉTICO!

    Desafio a autora do blog a ilustrar este com fotos.
    seria também interessante saber quanto é que a câmara gastou em indemnizações aos automobilistas, pelos pneus arrebentados, jantes empenadas e amortecedores no galheiro.

    Pateticamente, nesta dita democracia com que vivemos, vive de grandes obras faraónicas, tal e qual qualquer ditadura!
    as pequenas obras, desde arruamentos em condições mínimas (estradas e passeios), passando pela iluminação, é uma total anedota. talvez por não darem grande espaço ao que vai ser desviado para os bolbos dos boys, digo eu...

    ResponderEliminar