domingo, 9 de maio de 2010

Protestos à moda da CMC

Saíram na passada sexta-feira as listas de atribuição da Bandeira Azul às praias do nosso país. Esta bandeira comprova nada mais nada menos do que a qualidade das praias e equipamentos envolventes de apoio aos banhistas.
Poderia ser uma lista tão normal quanto as dos anos passados, porém para os munícipes de Cascais não há palavras. A Câmara Municipal de Cascais (CMC), pura e simplesmente não se candidatou à atribuição da Bandeira Azul às suas praias. Praias de prestígio para munícipes ou turistas, que por um protesto à boa moda da CMC deixam de ter a sua bandeira. Poderíamos passar ao lado disto e dizer que é só uma bandeira que não altera nada, mas seria mentira e uma falta de responsabilidade como munícipes e cidadãos de uma vila turística.
Segundo fontes da CMC a justificação para tal decisão, é um protesto. A CMC afirma que desiste do projecto enquanto o Estado não cumprir os seus compromissos e investir na qualidade na qualidade balnear da linha de Cascais. Porém é importante relembrar alguns gastos da CMC por exemplo em vários jardins públicos na zona de S.Domingos de Rana que foram inaugurados dias antes das eleições e que agora estão fechados. Pois então, perante cenários destes de dinheiro mal gasto, terá o Estado confiança na CMC de modo a atribuir mais dinheiro para os tais "investimentos no litoral"?
É claro que a qualidade das praias não diminui pela falta da bandeira, mas acredito que o seu prestígio pode ser seriamente afectado. A atribuição da Bandeira Azul não é um projecto nacional, mas sim Europeu, ou seja é reconhecido por grande parte dos turistas que anualmente preenchem as praias de Cascais. Leva a uma certa descredibilização das praias, e da parte de quem não saiba o porquê de não haver a bandeira, poderá levar a dúvidas nas qualidades das estâncias balneares. Os próprios concessionários sentem-se indignados, pois temem a referida descredibilização das suas praias.
A notícia surgiu apenas na sexta-feira, mas moverá muitos munícipes contra esta medida. Há efectivamente dinheiro mal gasto no concelho, e sim houve investimentos no litoral, caso não se tenham apercebido de obras na Praia da Duquesa e limpeza de areais. Como nota fica ainda a tomada de posição política por parte da JS Cascais.
Até às próximas notas caríssimos.

1 comentário:

  1. Acho que com bandeira ou sem bandeira é exactamente o mesmo.

    ResponderEliminar