sábado, 26 de fevereiro de 2011

Eu sou JS e tu?

Depois de algum tempo a acompanhar a política nacional e as ideologias dos vários quadrantes partidários, surgiu a decisão: tornar-me militante da Juventude Socialista. Corria o mês de Outubro de 2009. Rapidamente conheci os militantes de Cascais e integrei-me de forma relâmpago, uns acontecimentos atrás dos outros.
A JS é uma verdadeira escola, uma segunda casa e até uma família. Aqui conhecem-se camaradas, mas sobretudo fazem-se amigos para a vida. Na JS sabemos que nenhum de nós está sozinho, estamos sempre juntos, a cada passo, a cada momento e a cada decisão. Todos os dias aprendemos algo novo, e não é apenas política. O desenvolvimento pessoal é constante, com os obstáculos e objectivos que vamos travando e ultrapassando. Desenganem-se se pensam que só estamos na JS para fazer política, é muito mais do que isso. A política é apenas a base, o que nos une na estrutura, mas daí em diante a JS é o local certo onde centenas de jovens que partilham a mesma base de ideias se encontram, partilhando tudo o que de A a Z daí possa surgir. E desde 1975 milhares de jovens dos 14 aos 30 já por aqui passaram, já aprenderam, já cresceram e deram parte de si a esta estrutura.
Para quem passa pela JS e sente realmente na pele o que é ser Socialista, é um orgulho. E por mais que queimem, por mais que repudiem, por mais que critiquem, o jovem que é socialista, é para a vida! Aqui encontramos oportunidades que não encontraríamos em parte alguma, e são essas mesmas oportunidades e votos de confiança que aprendemos a receber, que nos tornam cada vez maiores e é por isso que a JS, a cada dia que passa, tem mais voz. Os Camaradas vêm do Norte ao Sul até às ilhas e espalham-se pelo Mundo fora. A JS tem o seu cunho por todo o Mundo e move-se pelas causas dignas dos seus princípios. Cada um de nós que é militante, tem um papel importante na JS, cada um de nós acaba por deixar um pouco de si no longo legado que se tem construído ao longo dos tempos. A diversidade das actividades nas quais vamos participando e organizando é incrível. Tudo passa por aqui: congressos, convenções, colóquios, encontros, debates, reuniões, festas, actividades lúdicas e desportivas, ... Impossível saber tudo o que a JS é capaz, sem fazer parte dela!
De que estás à espera? Ainda achas que não vale a pena, abrir a porta, entrar e participar? Aqui encontras uma nova realidade para além daquela que te é mostrada diariamente pelos telejornais, aqui é a tua vez de por mãos à obra, aqui é a tua vez de ver, dizer, encarar e resolver. É para isso que a JS cá está. Não nos limitamos à crítica, nós actuamos! Não vivemos na sombra dos outros, vivemos na plenitude da nossa existência e daquilo que dia-a-dia nos faz ter orgulho em fazer parte desta enorme família. Aqui há espaço para todos, não esperes mais, não fiques de braços cruzados e deixa a tua marca. Eu sou JS e tu?

1 comentário:

  1. muito bem alexandra!!! tens muito jeito para a escrita!
    beijinhos da andreia silva

    ResponderEliminar