quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Importância e Presença da Juventude

Por estes dias milhares de jovens com "canudos" bem frescos, procuram o seu primeiro emprego ou o seu primeiro estágio. Na maioria dos casos vagueiam sem grande rumo, à procura que alguma entidade lhes dê uma oportunidade. A verdade é que muitos empregadores não querem trabalhadores sem experiência, não querem perder tempo a ensinar. Os estágios, segundos os mesmos empregadores, também não lhes trás muito benefício, a questão de ensinar e ambientar um jovem ao mercado de trabalho, não lhes agrada. E os jovens acabam por se sujeitar aos estágios não remunerados, durante os quais continuam a depender de outros e não conseguem tornar-se independentes. São necessários estágios para garantir aos empregadores a existência da devida formação profissional. Para fortalecer a formação profissional, os jovens perdem simplesmente muitas oportunidades e autonomia no seu processo de Emancipação Jovem.
Não são dadas as devidas oportunidades e muito menos a devida importância. Os mais velhos, digamos assim, com vidas constituídas, esquecem-se dos jovens que dão os primeiros passos para o mercado de trabalho e para a construção de família. Depois de se atingir a idade adulta em pleno, com vidas delineadas, esquece-se o que ficou para trás, as dificuldades do primeiro emprego, de sair de casa, da primeira casa. Estas são dificuldades dos jovens, que são ignoradas. São muitos, os que têm que se atirar de cabeça sem saber ao certo onde vão parar, sem uma simples ajuda, um guia. Todos passam por esta fase, mas esquecem-na muito rápido. As políticas de emancipação jovem começam a dar os primeiros passos, mas ainda escasseiam face às necessidades que a actualidade exige.
Continuo a afirmar que os jovens continuam a receber pouca atenção. Os jovens de hoje, serão os trabalhadores e impulsionadores amanhã. Quanto mais apostarmos na juventude, maior benefício teremos num futuro bastante próximo. As atitudes de reivindicação juvenil não podem continuar a ser tomadas apenas pelas associações de jovens ou juventudes partidárias. Temos que pensar que mesmo os que já não são jovens, já por aí passaram e certamente tiveram as suas dificuldades. O que realmente custa ao povo português é desfazer a imagem que se associa à palavra "jovem", porque o tal jovem ainda é considerado por muitos como um irresponsável e imaturo, que pouco ou nada sabe do que custa construir uma vida estável. O grande conselho dos mais velhos é "aproveita os teus anos de juventude", mas a verdade é que tal se torna difícil com esta espécie de cerco que se foi montando ao longo dos tempos. De dia para dia a juventude ganha descredibilidade junto da população, e é esta mesma população que não consegue dar oportunidades aos seus jovens. E por muito que possa custar a entender é a falta de oportunidades e alternativas, que desencaminha alguns jovens.
A nossa presença continua a ser primordial, para que as oportunidades que não nos derem, sejam dadas às próximas gerações. Amanhã seremos nós a tomar conta de Portugal, e quando isto acontecer não quero que os jovens se continuem a sentir resumidos ao pensamento incorrecto da sociedade. A juventude, neste caso, tem que ser considerada como os últimos anos da adoelscência e os primeiros da idade adulta. E quer queiram quer não, temos que admitir que nesta fase ocorrem muitas mudanças a nível psicológico e social, que de certa forma influenciam o futuro de cada um.
Uma oportunidade bem formulada, para um jovem pode valer muito. Só precisamos de uma base, um primeiro pilar. E daí para a frente, tudo será diferente. Aquela pequena luz que se criou, será o raio que conduzirá ao sucesso. O espírito de um jovem trás benefícios a qualquer local, a vitalidade, a inovação e a mudança, são características bem patentes que têm que ser valorizadas. Chega de jovens perdidos, apenas precisamos de jovens activos.

1 comentário:

  1. Pelo menos uma não temos perdida. Contínua nesse rumo e tenta levar mais alguém contigo. Se não quiserem ir e pelo menos ficarem a pensar nisso já é uma vitória! Força!

    ResponderEliminar