segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Requalificaçao e Reordenamento do Parque Escolar

O Plano de Reordenamento e Requalificação do Parque Escolar foi aprovado no ano 2007 e tem como principal objectivo recuperar e modernizar as Escolas Secundárias, criando melhores condições de aprendizagem. 46% das escolas foram construídas na década de 80 sem que tenham tido intervenções até à data, e como tal cerca de 30 anos depois é preciso uma readaptação às necessidades actuais. O facto de se ter aumentado em massa os estabelecimentos de ensino nessa década, fez com que a construção fosse feita em série e segundo soluções-tipo, que não permitiram o estudo prévio das modernizações, adaptações e reestruturações que o tempo acarreta.
Numa primeira fase foi criada uma entidade composta por arquitectos, engenheiros e professores, capazes de criar um modelo para a modernização e recuperação das escolas, segundo as necessidades que se impõem na actualidade.
Nas fases idealizadas até ao momento, a requalificação é superior a 60% em 205 Escolas Secundárias. Em grande parte das intervenções, os parques escolares ganham cerca de mais 30% de área, capazes de darem resposta ao ensino mais eficaz das Ciências, Artes e Tecnologias, que necessitam de espaços específicos.
Dois pontos que têm particular importância são: as acessibilidades especialmente para pessoas com mobilidade reduzida; e a protecção do meio ambiente, que nas construções mais antigas eram esquecidas. Com esta modernização e recuperação as escolas passam ter condições para receber todos os alunos, independentemente das suas limitações e adoptam políticas de protecção do meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Outro dos aspectos relevantes deste programa é a modernização em termos tecnológicos. Actualmente existe em Portugal um computador por cada 14 alunos, sendo que o objectivo é modificar a situação, atribuindo um computador por cada 2/3 alunos. Chegam às escolas mais meios informáticos e instalam-se quadros interactivos benéficos no ensino de disciplinas como Matemática ou Geometria.
Portanto as escolas que são alvo das intervenções visadas por este programa ficam dotadas de novas e modernas infra-estruturas capazes de oferecer um ensino mais eficaz, actual e adaptado aos alunos. O ambiente escolar torna-se mais agradável para alunos, docentes e não-docentes, que passam grande parte dos seus dias nas escolas.
Este programa torna-se ainda um motor de desenvolvimento nacional empregando 150/180 pessoas por obra e agindo de acordo com o Plano Nacional de Política de Ordenamento do Território (PNPOT), contribuindo para a redução de assimetrias entre o litoral e o interior do país. Um projecto de raiz que contribuirá para o melhoramento da rede escolar de forma significativa e que trará benefícios aos alunos, professores, auxiliares e a todas as comunidades educativas.

(No link http://www.parque-escolar.pt/m-novo-modelo-edificio-escolar.php é possível observar o projecto base que guia as remodelações dos parques escolares.)

1 comentário:

  1. A estes problemas de planeamento respondo com uma pergunta: porque razão é tão difícil planear o quer que seja em Portugal?

    Será que desde os Lusitanos não evoluímos nada? Basta atender ao que diziam os Romanos então: a oeste da Hispânia existe um povo que não se governa nem se deixa governar... Será este o nosso fado?

    Parabéns pelo teu texto Alexandra. Força na luta!

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