quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Depois de um ano de Militante

Faz hoje exactamente 1 ano que me tornei militante da Juventude Socialista. É com o maior orgulho que marco esta data. 1 ano de desafios, de progressos, de conquistas e de vitórias. Cada experiência vivida na JS tem um valor especial, que se reflecte no dia-a-dia. Trouxe-me um novo olhar sobre o Mundo, novos pensamentos e sobretudo novas amizades com uma importância infindável. Os camaradas são do mais gratificante que há na JS, pois é o espírito de todos nós que constrói esta grande família socialista desde o Norte ao Sul até às ilhas.
Este ano foi para mim um ano de mudança, de reviravolta, de decisões que em muito contribuíram para a definição de uma pessoa com contornos diferentes. A entrada na JS foi o símbolo da mudança. Ao longo de cada experiência vivida dentro desta estrutura, há um crescimento, e este reflecte-se na vida diária, dentro ou fora da política, com ou sem camaradas. Para muitos foi largamente notável a mudança brusca, para outros nem tanto, porém tenho que referir que foi aquilo que de melhor poderia ter acontecido. A entrada na JS foi tomada de livre e espontânea vontade, depois de uma análise atenta de vários processos eleitorais. Digo-vos que foi uma decisão pensada, repensada e tomada em plena consciência, sabendo que a partir daquele momento algo seria diferente e teria um local onde poderia exprimir-me de forma diferente daquela que fazia até ali. Aceite de forma mais pacífica por uns do que por outros, o certo é que um ano depois sinto que este é o meu caminho. É no Socialismo que me revejo e é na Juventude Socialista que está a minha grande base. Autenticamente uma segunda família. Todos os dias aprendemos uns com os outros e todos os dias sabemos que estamos juntos pelos mesmos ideais.
Momentos como a Convenção Federativa da FAUL, o XVII Congresso Nacional ou a Rentrée Nacional do PS, ficam gravados. Há uma primeira vez para tudo, uma primeira oportunidade. Mas não são apenas momentos como estes que ficam. Por mais pequena que seja a memória, fica sempre algo de cada dia que se passa nesta estrutura. Desde a primeira reunião, aos primeiros conhecimentos até à primeira expressão de opinião, tudo fica! De qualquer forma tenho que deixar expresso que o momento mais vibrante de todo este ano foi a minha intervenção no XVII Congresso Nacional da JS. Um passo de gigante para quem iniciou este percurso há tão pouco tempo e se sentia insegura. A partir daquele momento fui invadida por uma dose de segurança que tem vindo a trazer benefícios.
Simplesmente um percurso de progresso, onde não ficarei a olhar para trás. O caminho é em frente e assim será até ao fim. Esta estrutura merece o melhor de mim e é isso que terá por muitos longos anos. É J, É S! É JS!

3 comentários:

  1. É com muito prazer e orgulho que leio os teus textos.Continuas a escrever cada vez melhor e com mais propriedade.
    Beijinhos
    Madrinha

    ResponderEliminar
  2. Lindo texto e grande mudança na tua vida.
    Se és feliz assim e se é isso que queres, terás sempre o apoio dos teus pais.Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Parabéns minha socialista!!
    Susana

    ResponderEliminar