segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Hectares e hectares consumidos

Antes de qualquer outra referência, tenho que aqui deixar uma grande palavra de força (que se torna pequena), aos Bombeiros portugueses que todos os dias combatem as chamas que teimam em lavrar pelo país fora.
Cada imagem que passa todas horas nas televisões arrepia. Chamas que teimam em vencer perante o cansaço dos bombeiros. Incêndios que tomam proporções gigantescas, monstruosas e consomem tudo por onde passam. Mais de 95% destes incêndios têm origem humana, a negligência e o fogo posto continuam. Os comportamentos dos portugueses não mudam, continuam a correr riscos e a ter gosto em ver as chamas consumirem hectares e hectares de floresta. A culpa não é só da falta de limpeza das florestas. A mão humana é o maior perigo e a maior culpada que se pode apresentar. Os Bombeiros são poucos para tantos pedidos, para tantas chamas, para tanto terreno e para tão pouca falta de civismo. Na maioria é do que se trata.
Os Bombeiros continuam a deparar-se com más condições de acesso nas aldeias perdidas no interior do país, ficam horas a fio sem alimento e sem dormida a combater o fogo que não dá tréguas. O cansaço dos nossos heróis é notável pelas imagens que entram diariamente nas nossas casas. As corporações têm recursos escassos, e o Governo teve que lhes antecipar os pagamentos para que possam sair dos quartéis e combater os incêndios de todo o país. Fazem quilómetros e quilómetros para a entreajuda. São Pedro do Sul, Gerês, Arcos de Valdevez, Gouveia, Castro Daire e tantos outros nomes que têm estado acesos ao ritmo rápido das chamas.
Lamentamos duas mortes de heróis no combate aos incêndios e ainda alguns feridos. O PR e o PM interromperam as suas férias como forma de solidariedade nacional e para acompanharem a situação do país, mas nada de mais podem fazer. Os Bombeiros e populações afectadas são os verdadeiros combatentes.
Já não sei se vale a pena apelar ao bom senso dos portugueses, porque infelizmente acho que existem mentalidades neste país que já não mudarão. É duro, é frio mas é real. Muita gente continua com mentalidade medíocre que não vê além do seu próprio umbigo. No entanto como tudo vale a pena quando a alma não é pequena, cá fica o apelo a que haja tolerância zero nos comportamentos na floresta. Quanto ao fogo posto, não sou capaz de apelar a criminosos que mudem os seus hábitos. Força, Bombeiros Portugueses!

1 comentário:

  1. Resta-nos educar para a cidadania e civismo. Para o respeito pelo que é alheio e para o que é público, tal como para as consequências de actos que felizmente hoje já são crime.

    ResponderEliminar